Esta imagem, chamada “Vendedoras de Pão-de-Ló”, foi pintada por Debret, no ano de 1826. Mostra uma mulher escrava vendendo pão-de-ló, que é um doce. Também mostra um homem escravo vendendo para uma menina, enquanto outra escrava fica olhando. Mostra também uma mulher escrava vendendo para outro escravo. Atrás da imagem tem duas mulheres escravas indo embora.
Estes escravos são chamados de escravos de ganho, que saiam nas ruas para vender produtos que eles próprios faziam, a mando de seus donos. O dinheiro que eles ganhavam no final do dia seria dividido com o dono, mas não era considerado um salário, porque não era mensal e não era fixo.
Com esse dinheiro os escravos guardavam para comprar a sua liberdade, alguma coisa para comer e talvez comprassem um sapato se ganhassem a alforria. Se os escravos fizessem alguma coisa de errada podiam ser castigados ou nunca mais vender nada na rua. Os produtos que estes escravos vendiam eram frutas, pão, bolos, doces, salgados, café, sucos, entre outros.
Autoras: Nathália e Julia Bernardes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário