Nicolas já havia passado por castigos várias vezes, mas dessa vez foi mais sofrido, pois amarraram-lhe num tronco. O tronco era uma ferramenta utilizada para dar castigo aos escravos que não obedeciam as ordens de seus donos. Era um meio dos escravos sentirem dor, pois isso servia de lição para os outros escravos não seguirem o mesmo exemplo dos que estavam ali sofrendo pela falta de obediência.
Existiam mais de um tipo de tronco, por exemplo, o que ficava em pé, que se localizava em praça pública, e o outro que ficava no chão das senzalas. Nicolas recebeu esse castigo por que havia fugido, e seu dono conseguiu capturá-lo novamente, e naquela época sempre era posto o castigo devido. O Sr. Mello é o feitor ou capataz do dono de escravos, pois eles tinham como dever vigiar os escravos e não deixá-los fugir.
O motivo que levava os escravos a fugirem era a falta de liberdade. Fugir era uma forma de resistir a escravidão, Os escravos não tinham a noção do que era a liberdade, pois viviam presos e trabalhavam duro para seus donos. Muitos deles tentavam fugir para poderem sentir o que a liberdade representava. E muitas vezes eram capturados e acorrentados por isso, e sofriam através dos CASTIGOS.
CONCLUSÃO SOBRE O CONTO DE LIMA BARRETO:
Concluímos que os castigos que eram aplicados nos escravos serviam para pagar pelo que haviam feito de errado. Os escravos quando cometiam algum furto ou uma fuga assim que eram capturados eram presos e seus donos davam o castigo que mereciam. Isso servia de lição para o próprio escravo e para os outros também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário